Pensões com aumento intercalar pagas em julho
A Segurança Social vai proceder, no dia 10 de julho, ao pagamento das pensões de julho, com o aumento intercalar. As novas tabelas de retenção de IRS entram em vigor.
A Segurança Social irá pagar, no dia 10 de julho, um aumento intercalar de 3,57% nas pensões.
O aumento é calculado com base no valor da pensão em dezembro de 2022 e aplica-se às pensões atribuídas antes de 1 de janeiro de 2023.
Assim, face a dezembro de 2022, o aumento acumulado das pensões é de:
A atualização proporcional dos subsídios de Férias e de Natal de 2023 relativa ao 2º semestre será processada, em conjunto, em dezembro.
Novas retenções na fonte a partir de julho
Entra em vigor em julho o novo modelo de retenções na fonte, aplicando-se às pensões (Categoria H) auferidas a partir de 1 de julho de 2023.
As taxas de retenção são determinadas em cada caso, tendo em consideração a soma das pensões recebidas do Centro Nacional de Pensões e a situação familiar do pensionista.
Nos casos em que a situação familiar do pensionista não está definida, é aplicada a taxa de retenção equivalente à situação de “Não casado”.
O novo modelo permitirá ainda uma personalização da retenção na fonte em moldes idênticos ao que sucede com o cálculo do IRS aquando da entrega da declaração Modelo 3 de IRS.
Saiba mais em: Tabelas de retenção – perguntas frequentes
Consulte o recibo da sua pensão
Através da Segurança Social Direta, pode consultar o recibo da sua pensão, incluindo informações sobre os valores recebidos, abonos e deduções. É também possível consultar o valor a receber de pensão a partir do momento em que esta é processada.
Para obter o seu recibo de Pensão, selecione o menu Pensões > Rendimentos de Pensões > Recibos de Pensão. Aceda aqui.
Se ainda não está registado na Segurança Social Direta, saiba como se registar aqui.
Fonte: Segurança Social.