Como pode registar-se na Segurança Social Direta? Eis Todos os passos!

Como pode registar-se na Segurança Social Direta? Eis Todos os passos.

Estes são todos os passos que surgem como resposta a perguntas frequentes.📝

 

As respostas.📝

 

  • Como pode registar-se na Segurança Social Direta?
    Para registar-se na Segurança Social Direta, siga os passos:

    1. Aceda à Segurança Social Direta
    2. Clique em Efetuar registo
    3. Leia os Termos e condições do serviço e se concordar com os mesmos, clique em Li e aceito os termos e condições do serviço
    4. Indique qual o Tipo de conta que pretende criar, Cidadão ou Empresa/ Instituição
    5. Insira os dados de identificação solicitados:
      Se é Cidadão

      • NISS (Número de identificação da Segurança Social)
      • Data de nascimento

Se é Empresa/Instituição

      • NISS (Número de identificação da Segurança Social) da Empresa/ Instituição
      • Nome do responsável
    1. Clique em Seguinte: Canal de verificação
    2. A Segurança Social vai enviar um código de verificação que lhe permitirá definir a sua palavra- passe. Escolha o canal que pretende para receber o código de verificação. Os canais apresentados são os que tem registados na Segurança Social. Selecione em que canal pretende receber o código de verificação: por e-mail ou por SMS (mensagem escrita para o telemóvel)
      Se não tem contatos registados na Segurança Social, ser-lhe-á disponibilizado apenas a opção por carta para a morada que consta na Segurança Social.
    3. Clique em Pedir código de verificação
      O pedido de adesão à Segurança Social Direta foi efetuado com sucesso. Consulte os próximos passos a realizar.
  • Depois de receber o Código de Verificação tem de ativar a sua conta. Para ativar a conta, siga os passos:
    1. Aceda a Ativar a minha conta
    2. Insira o Número de Identificação da Segurança Social
    3. Insira o Código de Verificação enviado para o canal que indicou
    4. Clique em Confirmar código de verificação
      • Se surgir uma mensagem a indicar Código de Verificação expirado, verifique se está a inserir o último código de verificação que recebeu, se a mensagem continuar, efetue a recuperação da palavra-chave em “Perdi a minha palavra-chave”.
    5. No campo Palavra-chave, defina a sua palavra-chave (consulte as regras de construção da palavra-chave disponíveis na mesma página)
    6. Confirme a palavra-chave
    7. Clique em Confirmar palavra-chave. A sua palavra- passe foi efetuado com sucesso.
    8. Clique em pode efetuar o acesso na Segurança Social Direta com a sua palavra- passe.
      • Após a autenticação, deverá atualizar e fidelizar os seus contatos. Para saber mais sobre este tema, consulte na Ajuda (da Segurança Social Direta) as perguntas disponíveis em Perfil> Dados Pessoais.
  • O Código de Verificação expirou, o que posso fazer?
    Se tiver o código de verificação expirado efetue a recuperação da palavra-chave em “Perdi a minha palavra-chave”.
    Para saber como fazer consulte a pergunta Pretendo recuperar a palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta. Como posso fazê-lo?
  • Pretendo recuperar a palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta. Como posso fazê-lo?
    Para recuperar a sua palavra-chave, siga os passos:

    1. Aceda à Segurança Social Direta
    2. Clique em Perdi a minha palavra-chave
    3. Seleciona o Tipo de conta: Cidadão ou Empresa/Instituição
    4. Insira o Número de Identificação solicitados
      Se é Cidadão

      • NISS (Número de identificação da Segurança Social)
      • Data de nascimento

Se é Empresa/Instituição

      • NISS (Número de identificação da Segurança Social) da Empresa/ Instituição
      • Nome do responsável
    1. Clique em Seguinte: Canal de verificação
    2. A Segurança Social vai enviar um código de verificação que lhe permitirá definir a sua palavra- passe. Escolha o canal que pretende para receber o código de verificação. Os canais apresentados são os que tem registados na Segurança Social. Selecione em que canal pretende receber o código de verificação: por email ou por SMS (mensagem escrita para o telemóvel)
      Se não tem contatos registados na Segurança Social, ser-lhe-á disponibilizado apenas a opção por carta para a morada que consta na Segurança Social.
    3. Clique em Pedir código de verificação
      O pedido de recuperação à Segurança Social Direta foi efetuado com sucesso. Se selecionou como canal de verificação por telemóvel ou Por e-mail, o código de verificação é enviado no imediato, se selecionou Por carta o tempo médio de entrega é de 8 dias úteis.

Após receber o código de verificação siga os seguintes passos:

    1. Aceda à Segurança Social Direta
    2. Clique em Ativar código de verificação
    3. Insira o Código de Verificação enviado para o canal que indicou
    4. Clique em Confirmar código de verificação
    5. No campo Palavra- passe, defina a sua palavra- passe (consulte as regras de construção da palavra- passe disponíveis na mesma página)
    6. Confirme a palavra- passe
    7. Clique em pode efetuar o acesso na Segurança Social Direta com a nova palavra- passe

Após a autenticação, deverá atualizar e fidelizar os seus contactos. Para saber mais sobre este tema, consulte na Ajuda (da Segurança Social Direta) as perguntas disponíveis em Perfil> Dados Pessoais.

  • A palavra- passe terá de ser alterada a cada 180 dias.
    • 30 dias antes da palavra- passe expirar, quando entrar na Segurança Social Direta, será mostrado um aviso para alterar a palavra-passe.
    • Quando a palavra- passe expirar, terá de a alterar para conseguir entrar na Segurança Social Direta.
  • Quais os termos e condições do serviço?
  • Não tenho a minha morada atualizada na Segurança Social, posso registar-me na Segurança Social Direta?
    • Não, primeiro deve atualizar a sua morada na Segurança Social para que a palavra-chave seja envida para a morada correta.
  • Como posso atualizar a minha morada?
    • Pode atualizar a morada nos serviços de atendimento da Segurança Social.
    • Os cidadãos que já aderiram à Segurança Social Direta podem atualizar a morada nesse serviço.
  • Como posso aceder à Segurança Social Direta com o Cartão de Cidadão?
    • Ligue o leitor de cartões e verifique que o software está corretamente instalado.
  1. Insira o cartão no leitor;
  2. Clique no botão para aceder;
  3. Introduza o PIN de autenticação;
  4. Entre na sua área reservada da Segurança Social Direta.
  • Que serviços estão disponíveis na Segurança Social Direta para cidadãos e entidades empregadoras?
    • No Guia Prático da Segurança Social Direta encontra toda a informação sobre os serviços disponíveis para cidadãos e entidades empregadoras.
  • Como fazer para validar assinaturas eletrônicas em documentos obtidos através da Segurança Social Direta?
    • Consulte o documento Procedimento de Validação de Assinatura Digital.
  • Como aderir ao pagamento de contribuições por débito direto?
    • A adesão ao pagamento de contribuições por débito direto é efetuada, obrigatoriamente, no serviço Segurança Social Direta, através da celebração de contrato de adesão e do preenchimento da Autorização de Débito em Conta. Consulte o folheto informativo “

 

Fonte: Segurança Social

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