Artigo Deco – Prazos de Validade

“Supermercados: alimentos no final do prazo de validade

3 Junho 2013

Supermercados: alimentos no final do prazo de validade

Alguns hipermercados e supermercados vendem produtos alimentares perto do fim da validade a preços mais baratos para evitar o desperdício. É preciso analisar se em poucos dias se consome o que compramos a preços tentadores.

 

Escoar os stocks dos produtos com validade próxima do final de forma rápida através da redução de preços: esta é a estratégia adotada pela maioria dos 20 hipermercados e supermercados de Lisboa e Porto que visitámos em março último. É uma forma de os estabelecimentos eliminarem o desperdício, mas transfere a responsabilidade de consumo, dentro do prazo, para o consumidor. A redução de preço de 25% a 50% face ao preço normal e a oferta de quantidade suplementar do produto, sem variação do preço, através da promoção “leve 2, pague 1” são as modalidades mais frequentes.
A identificação deste tipo de descontos varia consoante a loja. Na maioria dos casos, estes produtos apresentam uma etiqueta de cor forte, onde consta o preço promocional e as expressões “Aproximação fim do prazo validade”, “Produto com prazo de validade curto” ou “Por aproximação da data de validade”. O número de dias que decorre entre o momento da venda a preço promocional e o prazo limite de consumo varia consoante a categoria do produto e a loja. Por exemplo, nos produtos de charcutaria e saladas a colocação da etiqueta promocional ocorre dois dias antes do fim do prazo. Já no caso dos iogurtes e bolos, a etiqueta é colocada até 6 dias antes do fim do prazo de validade dos produtos.
A colocação das etiquetas de cor forte permite diferenciar estes produtos e alertar o consumidor para o facto de que está a comprar um produto para consumo quase imediato.

Ronda pelos descontos

 

Continente, Minipreço e Lidl vendem alimentos a preços reduzidos a poucos dias do final do prazo de validade e anunciam-no em etiquetas que se destacam.
Continente, Minipreço e Lidl vendem alimentos a preços reduzidos a poucos dias do final do prazo de validade e anunciam-no em etiquetas que se destacam.

Reduzir os alimentos no lixo: doar e vender a menor preço
Em Portugal, cerca de 30% do desperdício alimentar é originado nos supermercados. Anualmente, cerca de 298 mil toneladas de alimentos têm como destino o contentor do lixo, aponta o estudo Do campo ao garfo – desperdício alimentar em Portugal, divulgado recentemente pelo Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar (PERDA), desenvolvido pelo Centro de Estudos e Estratégias para a Sustentabilidade.
Devido à dificuldade em gerir os produtos armazenados, os alimentos perecíveis criam as maiores perdas. Neste processo, há a considerar a gestão dos prazos de validade e o stock de produtos frescos do dia. Mau manuseamento ou acondicionamento e falhas de refrigeração podem também provocar estas perdas.
A preocupação com o desperdício tem-se acentuado nos últimos tempos. Algumas incitativas das cadeias de distribuição tentam reduzir a quantidade de alimentos desaproveitados. A doação de alimentos a entidades de apoio social ou para consumo animal é frequente. Porém, outras iniciativas, como ações promocionais de alimentos com prazos de validade próximos do fim, têm sido levadas a cabo. Cada cadeia de supermercados recorre à sua própria estratégia de promoção.
Poupar e consumir dentro do prazo O consumidor pode ser tentado a comprar um produto mais barato. Contudo, antes de comprar, deve ponderar se vai conseguir consumi-lo dentro do prazo de validade indicado. Caso não o faça, estará a desperdiçar dinheiro e alimentos. O alimento que não foi desperdiçado no estabelecimento de venda, será desperdiçado pelo consumidor, contrariando o objetivo da iniciativa.
Em suma, apesar destas ações serem bem-intencionadas, visando reduzir o desperdício dos produtos alimentares nas cadeias de distribuição, só uma atitude de compra, refletida e racional é que traduzirá o benefício desta iniciativa. Uma boa gestão das necessidades familiares, através de uma lista de compras, constitui a melhor ferramenta de poupança.”

 

in: http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/supermercados/noticia/supermercados-alimentos-no-final-do-prazo-de-validade

...

7 thoughts on “Artigo Deco – Prazos de Validade”

  1. Fui Sábado dia 28 Março a um hipermacado onde tem talho lá dentro, marcam os preços, mas não estão expostos as datas de validade á vista, é obrigatório?

  2. Compro sempre a carne com o prazo a expirar e congelo. Os iogurtes aguentam-se bem mais de 2 meses depois do prazo no frigorifico.Ainda estou a beber os iogurtes que o intermarché ofereceu em Abril. Só tenho agradecer estas promoções.

  3. Eu nesta questão tenho duas perspectivas.
    O prazo de validade é uma convenção e protege o consumidor.
    O prazo de validade não garante que o produto esteja em condições de ser consumido.
    Eu presenciei uma vez uma senhora que tinha comprado um chocolate que tinha caducado a validade há dois dias e que no balcão de atendimento falava como se fosse o fim do mundo porque o filho tinha comido o chocolate, se bem que os chocolates tem validades para cima de 12 meses.
    Eu como chocolates e bolachas e batatas fritas e nem quero saber da validade, desde que não me saiba mal.
    iogurtes como com 20 dias fora da validade sem problemas nenhuns, mas isto sou eu.
    Preocupa-me sim é o que estando dentro da validade, não está em condições de consumir e não é perceptivel.
    Muitas pessoas não sabem como são feitas as salsichas, a margarina, os oleos, o que pode ser feito ao chocolate depois de passar a validade, mas aqui cada um saberá de si.
    Eu para mim prefiro comer um iogurte com 20 dias para alem da data de validade do que uma lata de feijão enlatado que tem uma validade de três anos.
    Claro que por escrever isto posso ser mal interpretado, mas cada um sabe de si e para si.
    Não estou com isto a dizer que sou contra as datas de validade, mas sim que, e isto dependerá da avaliação de cada um para si próprio, que o consumo de determinados produtos fora de validade não é aquele monstro que algumas pessoas fazem.

  4. Concordo perfeitamente com estas promoções, porque convenhamos, os produtos com a aproximação do fim do prazo de validade, não estão estragados, e porque não comprá-los a um preço bem reduzido? muitas das vezes a 75%, e não falo de legumes, que têm 2 dias quase do fim de validade, mas se for para consumir nesses dias, porque em vez de dar 1€, dou só 0.25€, não é melhor? os iogurtes por exemplo, compro-os no Pão de Açucar, a mais de metade do preço e têm mais de uma semana de validade…enfim, eu sou apologista destas promoções…porque nem todos temos o direito a ir buscar cabazes semanal ou mensalmente às instituições de solidariedade, que têm imensas listas de espera, porque estão sempre a ajudar os mesmo desde que os projectos existem…

  5. Tenho ideia que os produtos em final de prazo ou eram doados ou simplesmente deixavam que atingissem os prazos de validade para os deitar ao lixo. Agora fazem promoções com eles?!

    É impressão minha ou estes super e hipermercados estão a aproveitar-se da crise?

    Não deu nas noticias que este ano, comparativamente com o ano passado, as doações à campanha alimentar foram menores? Será que foram as pessoas que, individualmente, doaram menos? Ou…?

    Estou algo confuso… 🙁 ou triste, nem sei.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top