Higiene contra intoxicações alimentares

 

Higiene contra intoxicações alimentares

11 Junho 2013

Higiene contra intoxicações alimentares

Temperatura adequada a conservar os alimentos e mãos e utensílios limpos na preparação são essenciais para desfrutar de refeições sem perigo.

 

A maioria dos problemas alimentares ocorre no verão, devido às elevadas temperaturas. Estas oferecem as condições ideais para o desenvolvimento de grande parte dos microrganismos causadores de doenças. A maioria ocorre em casa e com refeições cozinhadas, segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. As medidas preventivas são simples.

  • Lave bem as mãos, os utensílios e a bancada da cozinha, antes e depois de preparar cada alimento. Se tiver uma ferida, proteja-a. Em caso de gastroenterite, evite manipular alimentos, para não os contaminar. 
  • No supermercado, deixe para o final os alimentos perecíveis, como carne, peixe e fiambre, e os congelados. Se possível, transporte-os num saco térmico e, em casa, guarde-os de imediato no frigorífico ou congelador.
  • Cozinhe bem, sobretudo, o peixe e a carne. Se é adepto de peixe cru, por exemplo, marinado ou em vinagre, congele-o 24 horas antes de preparar, para eliminar possíveis parasitas.
  • Se sobraram alimentos e pretende consumi-los no prazo de 1 a 2 dias, guarde-os no frigorífico (4°C ou menos). Para mais tempo, congele.
  • Quando reaquecer os pratos, certifique-se de que todas as zonas estão bem quentes. Aqueça apenas a porção necessária.
  • Lave os alimentos que consome crus em água corrente potável. Se tiver dúvidas sobre a conservação, não coma.

Limpezas antes de partir para férias

  • Na despensa e no frigorífico, verifique o estado e o prazo de validade dos produtos para garantir que a data não expira na sua ausência. Remova embalagens abertas ou deterioradas da despensa.
  • Limpe o frigorífico por dentro e por fora, com o aparelho desligado da corrente. O ideal é lavar com água e detergente. Para desinfetar, pode usar lixívia ou vinagre.
  • Se o frigorífico não tiver alimentos, deixe-o desligado e com a porta aberta. Evita a formação de odores. Lave e desinfete a bancada e o lava-loiças e não deixe alimentos expostos. Coloque a tampa no ralo do lava-loiças para impedir a entrada de pragas e maus cheiros.
  • Use produtos indicados para limpar cuidadosamente os bicos ou placa do fogão, o forno e o exaustor.
  • Na máquina de lavar loiça, programe uma auto lavagem, limpe os filtros e deixe a máquina vazia e a porta entreaberta. Limpe e desinfete o recipiente do lixo.”

in: http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/seguranca-alimentar/dicas/higiene-contra-intoxicacoes-alimentares

...

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top