Que parvoíce!…
“Alunos do 4º ano vão assinar “compromisso de honra” que proíbe uso de telemóveis
Encarregados de Educação falam em “insanidade completa”. “Estamos a falar de crianças de tenra idade. Eles nem sequer sabem o que vão assinar.”
As escolas estão a receber orientações para obrigar os alunos do 4º ano a assinarem um “termo de responsabilidade” onde se comprometem a não utilizar telemóveis nos exames, revela a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE). “A CNIPE acaba de saber que há orientações que estão a chegar às escolas no sentido de obrigarem os alunos do 4º ano a assinarem um termo de responsabilidade, um compromisso de honra, em como não vão utilizar telemóveis ou equipamentos multimédia” durante os exames, afirma o dirigente da confederação, Rui Martins. Para Rui Martins, “é uma insanidade completa” o Ministério da Educação e Ciência (MEC) estar a pedir às crianças que assinem um “compromisso de honra”. “Estamos a falar de crianças de tenra idade e isto é uma insanidade o que estão a pedir aos nossos filhos. Eles nem sequer sabem o que vão assinar”, diz. “Os nossos filhos não podem assinar documento nenhum na terça e na sexta-feira [dias da próxima semana em que se realizam os exames] em como não podem utilizar equipamentos desses”, sustenta Rui Martins. Contactado pela agência Lusa, o Ministério da Educação e Ciência explicou que a declaração está prevista nas normas de realização dos exames do ensino básico e secundário. Segundo as normas do júri nacional de exames, os alunos têm de assinar à entrada para o exame uma declaração na qual se comprometem a “não ter na sua posse telemóvel ou outro material não autorizado” durante a realização da prova. Para o dirigente da CNIPE, o Ministério da Educação e Ciência “tem de voltar atrás com esta orientação”. “Quando se fala em rigor, o Ministério devia ser o primeiro a ser rigoroso e não é.” Rui Martins considera que as crianças estão a passar “um período muito instável” devido à realização do exame e ao facto de terem de se deslocar a outra escola para fazer a prova. “Para agravar mais tudo isto, as crianças vão ser confrontadas com a assinatura de uma declaração, sob compromisso de honra, no dia do exame”, lamenta. Os alunos do 4º ano realizam o exame de Português a 7 de Maio e o exame de Matemática a 10 de Maio.
in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=106236
Não levem a mal, o meu comentário, pois interesso.me por atualidades sociais e politicas, mas… qual é mesmo esta promoção? 100% grátis em mais uma estupidez nas escolas portuguesas? LOL
Ode à estupidez!!
os pais em vez de se preocuparem com este termo ou com os papeis deviam era preocupar-se em nao dar telemoveis a crianças de 9 anos! Sim porque para assinar papeis sai crianças mas para telemoveis nao.
Normalmente sou contra os psicologos que vêm logo falar que os meninos são expostos a não sei quê e tal, sempre a proteger os meninos.
Mas esta é demais. Os miudos nesta idade sabem lá o que é “termo de responsabilidade?”. Se querem papelada, os pais é que sim, que deviam assinar.
Isto é avisar logo os alunos, “meus amigos , são proibidos telemoveis na sala de aula”. E quem levar telemovel, vai pra rua, ou, no intervalo fica de castigo ou a ajudar a auxiliar a distribuir o leite aos outros meninos.
Isto, durante o ano letivo.
No exame, fica sem o telemovel e/ou leva uma penalização no exame. (também reter um aluno por causa de tentar copiar, é demais).
CASTIGOS. Agora, papelada credo. Isto não é verdade. Amanhã o Ministro da Educação vem desmentir isto de certeza.
Assinar um papel? Porque não informar antes que é proibido usar telemóveis? Não percebo o uso da papelada…