“Apelo” ao Consumismo

Existem exemplos sem conta de apelos ao Consumismo.

 

Sejam por exemplo,o Minipreço a “dar” mais desconto se leva mais unidades, o Pingo Doce a “dar” mais desconto a partir de X unidades, o Intermarché com 100% em 2ª unidade, as acumulações “permitidas” do Continente com cupões de revista/ caderneta/ cupões que recebemos em casa.

 

As formas de apelo ao consumismo são muitas e damos por nós consumidores a apontar dedos entre nós por compras “em excesso de quantidades”.

 

Concordo que é deveras triste chegar a uma prateleira e não existir stock, a todos nós aconteceu/ acontece / acontecerá.

 

Cada um deverá ter consciência da sua realidade, da sua necessidade, das suas ações.

 

Por regra, não nos devemos julgar uns aos outros embora naturalmente como em tudo na vida existem excepções.

 

Permiti-me a um simples teste.

 

Amanhã termina o folheto Minipreço. Tenho um talão de 45% desconto em delícias do mar DIA. Existe a dita promoção de 30% desconto em 30 unidades.

 

Acho uma quantidade demasiado exagerada e claro que em fim de folheto e com promoções assim provavelmente o stock acabou nos primeiros dias.

 

 

A acumulação permitiria uma promoção de cerca de 75%, mas gastar mais de 12€ em delícias, ficar com 30 embalagens num congelador, gastar/ pagar essa energia do congelador e “limpar” uma prateleira em loja, acho demasiado.

 

Esta consciência é do consumidor. Seja uma promoção cativante ou não, deve ser usufruída por muitos.

 

Naturalmente esta consciência do consumidor, deveria ser a meu ver, alargada a quem vende.

 

Verdade que quem vende (por motivos de concorrência) tem tornado os preços mais apetecíveis, mas basta colocar ” Salvo ruptura de stock” e sentirem-se libertos de qualquer responsabilidade?

 

Vou Sublinhar que o Blog existe para mostrar oportunidades que sinta ser interessantes.

 

 

Devem sempre estudar as vossas necessidades, aqui não apelo ao consumismo e sou contra esse mesmo consumismo, leiam os posts, vejam o que necessitam e controlem o vosso stock.

 

 

O Blog é como um jornal, podem ler apenas o que necessitam e passar á frente no que não vos interessa.

 

 

Resistam ás “tentações”.

 

Ass: Daniel 

 

 

Minipreço

 

 

 

 Pingo Doce

 

...

14 thoughts on ““Apelo” ao Consumismo”

  1. As superficies comerciais, passam do 8 ao 80 em segundos! Uma vezes, as promoções são limitadas a 5, 6, 8 … unidades… agora passam de repente a 30, ou algo do género!
    Mesmo com limitações de 5, os stocks raramente satisfazem quem quer comprar (independentemente, de ter necessidade, quer doar, ou simplesmente acumular)! Enfim….

  2. Boa tarde.
    Sim é um exagero comprar tanto do mesmo produto só por este ficar a 1/4 do preço.
    É claro que haverá sempre uma excepção a regra, ou por ter uma família numerosa, ou serem varias pessoas a comprar juntas para terem mais desconto ou mesmo como forma de conseguir fazer um numero superior de refeições com o curto orçamento que se tem disponível.
    Também sei que é muito mau chegar a prateleira do supermercado e já não ter o artigo disponível.
    Mas como o caça Daniel já referiu aconteceu, acontece e acontecera sempre.
    Mas o que efectivamente me chateia a brava é saber que existem comerciantes que aproveitam desses descontos e levam tudo o que podem para por nas suas lojas a venda, com um preço por vezes superior ao do supermercado (sem o desconto).
    Isso é que efectivamente devia ser alterado de alguma forma.
    Depois sai o Zé povinho do trabalho, o mais rápido que pode, lançado para a superfície comercial, na esperança de encontrar pelo menos uma unidade, … , e ficasse pela esperança… pois esta é a ultima a morrer.
    comprimentos Liliana silva

  3. Assino por baixo. Acho incrível como consegue gerir este blog. Ajuda-nos a poupar, a fazer excelentes compras, mas sempre com um travão – não cair na tentação e não comprar o que não é necessário. Obrigado por ser como é, Deus o ajude.

  4. Não diria melhor, e somente acrescento, que o stock só existe naquilo que realmente eles querem….Porque a maioria de artigos com maior desconto o stock é bem limitado e salvaguardado com a tal frase (limitado ao stock existente), tal como referem !

  5. Como o Caça diz, e muito bem, cada casa é um caso. Neste caso das delícias, 30 embalagens dão para mim para quase um ano. Teria de ver se a validade do produto compensava. Mas sobretudo, o preço final de cada embalagem (que não sei qual era, e eu já tenho afixado na minha mente um determinado preço sem promos).

  6. Concordo plenamente com a sua opinião.
    E eu própria não cedo a esse consumismo desmesurado..mas…acho que não temos que julgar quem o faz.
    Quando estamos numa fila de supermercado, se vemos alguém a trazer 30 pacotes de delicias ou outro qq produto, não fazemos ideia qual é a situação familiar dessa pessoa. Até pode ter uma familia numerosa e 30 embalagens de delicias por pouco mais de 12 euros será provavelmente mt bom negócio e se forem muitas pessoas, provavelmente não irão durar mt tempo no congelador a ocupar espaço.
    É apenas a minha opinião..
    Muito obrigado por todo o trabalho que tem tido:)

  7. Concordo inteiramente fazer com 2, 4 unidades é uma coisa agora 30 enfim só mesmo para instituições, escolas etc , ainda por cima o tipo de produtos batatas fritas e carne para sandes têm validades muito curtas o que iria fazer com o produto se estraga se enfim esta publicidade não me convence em nada.

  8. Este post é muito importante! Acho que esclarece muitas pessoas, aliás mostra que às vezes se gasta mais do que aquilo que realmente se tem. Do que adianta ter 30 produtos iguais se depois precisa de A, B ou C?
    Há que ser equilibrado.

    COntinue o bom trabalho, eu da minha parte, agradeço a ajuda!

    Bem Haja

  9. concordo plenamente! Há que ser racional na hora de comprar!
    Acho também é que as superfícies comerciais escusavam de fazer promoções de “levar 30” é óbvio que é um exagero, é claramente publicidade enganosa pois não há stock que resista…. esta promoção a mim não me interessa, dispenso.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top