Covid 19 – Novo Comunicado Mercadona 02/04 – Novas Medidas

Covid 19 – Novo Comunicado Mercadona 02/04 – Novas Medidas.

#fiqueemcasa

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02 de abril de 2020

Em cumprimento do disposto na Portaria nº 71/2020, de 15 de março, e no Decreto nº 2-A/2020, de 20 de março, e perante o estado de emergência declarado devido à Covid-19

 

  • A Mercadona informa que, com o objetivo de proteger a saúde e segurança dos nossos clientes e colaboradores, além de assegurar o abastecimento das nossas lojas, serão atualizadas as medidas adotadas nos dias 16, 19 e 23 de março, completando-as com outra adicional que entrará em vigor a partir de sexta-feira, dia 3 de abril de 2020, e que, para uma melhor identificação, está sublinhada adiante.  

1.- RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA OS CLIENTES

  • Os clientes serão informados das recomendações gerais a ter em conta para realizar as compras, tanto através dos membros da equipa como por meio de cartazes, altifalante da loja e redes sociais. Entre estas recomendações estão:
    • Apenas uma pessoa deve realizar as compras (nem em família, com crianças ou em grupos)
    • As compras não devem ser realizadas por pessoas que façam parte dos possíveis grupos de risco (idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas…)
    • Pessoas que tenham prioridade para realizar as suas compras nas nossas lojas: pessoas com mais de 70 anos, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, grávidas e acompanhantes necessários, assim como de profissionais de saúde, elementos das forças e serviços de segurança, proteção e socorro, forças armadas e prestação de serviços de apoio social.
    • Comprar ao longo do dia e não à hora de abertura do estabelecimento. Assim, existe a garantia de poder atender todos os clientes diariamente.
    • Por solidariedade, realizar as compras com agilidade e rapidez.
    • Não armazenar produtos desnecessariamente: o abastecimento de produtos de primeira necessidade está totalmente garantido.
    • Pagar preferencialmente com cartão e evitar o uso de dinheiro em efetivo.
    • responsabilidade final do cumprimento das recomendações implementadas de distância, capacidade máxima, etc., recai nas próprias pessoas, que devem respeitá-las. Assim como utilizar luvas para manipular os produtos perecíveis que estão à disposição na loja.
  • Além disso, com o objetivo de continuar a apoiar os coletivos mais desfavorecidos, são reforçados os processos de doação de produtos de primeira necessidade às Cantinas Sociais e Bancos de Alimentos com os quais a empresa tem vindo a colaborar habitualmente.

2.- MEDIDAS DE ACESSO AOS SUPERMERCADOS

  • CAPACIDADE: Será controlada a capacidade dos supermercados e sinalizada a distância mínima exigida entre pessoas.
    • A responsabilidade de ordenar a capacidade interior da loja será do encarregado do estabelecimento, ou da pessoa ou agente de segurança privada designado por este.
    • A capacidade máxima permitida será regulada cumprindo com o estabelecido na Portaria nº 71/2020, que determina 0,04 clientes por metro quadrado de área (o que equivale a 80 clientes numa sala de vendas de 2.000 metros quadrados).  
    • Na via de acesso público a cada supermercado, estará marcada uma distância mínima de 2 metros entre as pessoas que aguardam a sua vez de entrar à porta dos supermercados, e deverá ser respeitada para aceder aos mesmos.
  • INTERIOR DO LOCAL: garante-se a distância mínima de 2 metros entre clientes com recomendações do pessoal do estabelecimento, com o apoio de cartazes que reforçam estas medidas, e estarão também marcados os limites de 2 metros no chão da secção da Peixaria e na linha de caixas.
  • HORÁRIO: o horário de abertura será das 09:00 às 19:00 horas. Sendo que, e dado que é uma situação excecional, se irá adaptando às circunstâncias; caso se realizem, serão comunicadas em cada momento.

3.- ABASTECIMENTO e SORTIDO

  • As lojas permanecerão abastecidas, reforçando e garantindo o abastecimento de produtos básicos e de primeira necessidade, para que os nossos clientes possam fazer as suas compras diárias.
  • Com o objetivo de proteger a segurança alimentar, não se admitirão, em qualquer circunstância, devoluções de produtos.

4.- RECOMENDAÇÕES e MEDIDAS INTERNAS

Com o objetivo de reforçar as medidas de segurança e saúde para os nossos “Chefes” e colaboradores, a partir de segunda-feira, 23 de março de 2020, e durante a semana, procedemos à instalação de divisórias de acrílico de proteção/separação na secção de caixas de todos os supermercados.

A Mercadona adotou também medidas internas para reforçar a saúde e a segurança dos seus colaboradores, entre as quais se encontra a entrega por parte da empresa de óculos de proteção, de equipamentos de higiene e prevenção necessários tanto nas lojas como nos blocos logísticos e armazéns, e a adoção de critérios específicos relativamente à saúde, garantindo distâncias e lotação em todos os seus estabelecimentos.

Da mesma forma, foram reforçados os processos diários de desinfeção e limpeza das nossas instalações (lojas, blocos logísticos e armazéns) com serviços externos.

Também se procedeu à instalação de gel desinfetante e papel em cada supermercado para que os clientes possam limpar o manípulo do carrinho, reforçando sua higiene. De igual forma, é adotada a medida de uso obrigatório de luvas pelos clientes, do mesmo tipo utilizado na secção de Frutas e Legumes, que a empresa também disponibilizará nas entradas dos supermercados.

Neste momento, e de acordo com a situação excecional em que o país se encontra, na Mercadona estamos a adotar estas medidas excecionais para colaborar e enfrentar esta crise de saúde sem precedentes. Pedimos aos nossos clientes a máxima colaboração no cumprimento destas medidas.”

( Atualização 3 )

Saúde.

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