Segurança Social: Cá estão Todos os Canais de Atendimento

Segurança Social: Cá estão Todos os Canais de Atendimento.

São as várias formas de contato para além do presencial. 📰📌

 

e-Clic – contactos

O que é o Canal e-Clic

O e-Clic é o canal digital para quando necessita de contactar a Segurança Social.

Através do e-Clic pode registar o seu contacto, acompanhar o tratamento dos seus pedidos e consultar todos os pedidos enviados.

O e-Clic foi pensado para melhorar a experiência de relacionamento com a Segurança Social. Está disponível em permanência e pode ser acedido a partir de um computador, tablet ou smartphone.

Que pedidos pode fazer

Pode registar pedidos de informação, de esclarecimento ou mesmo, reportar uma reclamação, sobre temas de Segurança Social. Através da descrição do que pretende tratar, assinalando o evento de vida, o assunto e o motivo, realiza o seu registo. No final obtém a referência do pedido de registo, podendo acompanhar o estado e todas as interações do seu pedido.

 

Segurança Social Direta

O que é?

Segurança Social Direta (SSD) é um canal direto, rápido, eficaz, cómodo e seguro que permite às pessoas singulares e às empresas, através da internet, usufruir dos serviços da Segurança Social sem terem de se deslocar aos Serviços de Atendimento presencial da Segurança Social.

O principal objetivo é facilitar e maximizar o relacionamento e a interação do cidadão e das empresas de forma a prestar um serviço funcional e de proximidade de acordo com as diversas necessidades.

O que pode fazer

  • Pedir Senha na Hora;
  • Consultar informação registada no sistema de informação da Segurança Social (SISS);
  • Alterar alguma informação ou propor à Segurança Social que a mesma seja alterada;
  • Emitir Declarações;
  • Pedir prestações sociais e pensões;
  • Atualizar o Agregado e Relações Familiares;
  • Atualizar Rendimentos e património.

Pedir Prestações Socais e Pensões, Família, Emprego, Doença, Pensões.

 

Linha Segurança Social / Atendimento Automático

A Linha Segurança Social dispõe de um Atendimento personalizado e de um Atendimento automático.

Ligue 210 545 400  ou 300 502 502 

Horário do Atendimento personalizado: dias úteis das 9h00 às 18h00.

Horário do Atendimento automático: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Custo: O custo da chamada para ambos os números – 210 545 400 ou 300 502 502, a partir de uma rede móvel ou fixa, será de acordo com o operador e respetivo tarifário contratado.

Se ligar do estrangeiro: +351 210 545 400 ou +351 300 502 502

Antes de ligar, consulte os Guias Práticos sobre os produtos e serviços da Segurança Social, com informação sobre os direitos e deveres dos cidadãos e das empresas.

Quando ligar tenha consigo o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social.

 

Vídeo atendimento

O agendamento pode ser feito:

  • online em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ ou através da SIGA App;
  • pelo telefone 210 548 888 ou 300 088 888, dias úteis das 9h00 às 18h00.

Com este serviço é atendido de acordo com a sua disponibilidade e sem filas de espera.

 

Atendimento por marcação

O que é

O atendimento presencial da Segurança Social deve ser sujeito a marcação prévia para evitar filas de espera. Quando se desloca a um Serviço de Atendimento da Segurança Social é recomendado o uso de máscara.

No relacionamento com a Segurança Social deverão ser privilegiados os canais não presenciais: Linha Segurança Social e Segurança Socia Direta.

O atendimento por marcação é um serviço que permite o agendamento do atendimento em dia e hora previamente definidos.

Com este serviço o cidadão é atendido no dia e hora que mais se adequa à sua disponibilidade, sem ter de permanecer em filas de espera.

O atendimento por marcação pode ser feito on-line ou por telefone.

Note que:

Deve chegar com antecedência de 15 min antes da hora marcada para assegurar que é atendido.

Deve guardar o Código de Marcação que recebe na mensagem de confirmação para apresentá-lo no Serviço de atendimento.

A ordem de atendimento é pela hora de marcação e não pela ordem de chegada ao Serviço de atendimento.

Marque o seu atendimento on-line

Através do link: marcação on-line.

Observações:

Deve ser efetuada uma marcação por cada assunto que pretenda agendar.

Caso pretenda ser atendido para tratar assuntos referentes a terceiros deverá apresentar a Declaração de Autorização a Terceiros (Mod. PA-12) e a seguinte documentação necessária:

Documento de identificação válido do declarante e do autorizado, com assinatura e fotografia (Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, passaporte ou autorização de residência).

Dados necessários:

  • NISS
  • Senha de acesso ao serviço Segurança Social Direta

Marque o seu atendimento pelo telefone:

Linha de Marcações

Ligue 210 548 888 ou 300 088 888, dias úteis das 9h00 às 18h00.

O custo da chamada para ambos os números, a partir de uma rede móvel ou fixa, será de acordo com o operador e respetivo tarifário contratado.

Em caso de cancelamento da marcação de atendimento,  agradecemos que nos informe através do mesmo canal pelo qual efetuou a marcação.

Desta forma é possível a prestação de um serviço eficaz para si e para todos os cidadãos e cidadãs.

 

Fonte e mais informações: Segurança Social

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